Fantasma Vestido de Palhaço_.jpg

Informações

Imagem do Contato

Perfil

Apresentação

Doutor em Cinema (ECA/USP, 2009) é Professor Associado IV do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF onde desenvolve estudos, pesquisas e projetos de extensão no campo Cinema-Educação. Coordenou o Laboratório de Vídeo Educativo do NUTES-UFRJ de 1993 a 2006 onde produziu uma centena de vídeos educativos na área da saúde para órgão nacionais e internacionais. Tem mestrado pela COPPE-UFRJ, e é graduado em Engenharia Elétrica pelo CEFET-RJ.

Atua no ensino sobre montagem em cinema e audiovisual e desenvolvimento de materiais educativos em cursos presenciais e semipresenciais, apoiados por tecnologias da Educação a Distância (EAD). Atualmente é o Coordenador da Licenciatura (2018-2021).

 

 

Blogs das disciplinas curriculares

 

Lattes

Tese

 

Projetos de pesquisa e extensão

Cinema: experimentar, conhecer, realizar. O projeto visa investigar formas de apropriação do cinema no espaço escolar da rede pública, conduzidas por professores de diferentes disciplinas curriculares da Educação Básica, de todas as áreas, e que incluam a realização de filmes pelos alunos. Metodologias de ensino, formas de avaliação, objetivos de aprendizagem, conceitos cinematográficos, competências e habilidades, artísticas e técnicas, desenvolvidas nessas ações são temas do nosso interesse. São objetos dessa pesquisa o processo educativo, os produtos audiovisuais, as atividades realizadas com filmes, a formação inicial e continuada do professor, o perfil dos acervos, condições de infraestrutura, a filmografia e as demais referências utilizadas pelos docentes, assim como o impacto dessas práticas no desempenho global dos alunos e da escola. Desdobra-se em projeto de extensão ao oferecer cursos de formação para professores da rede pública.

Blog

Ciência no Cinema: o pensamento científico nos filmes. Estudar as relações entre cinema e ciência expressas nos filmes, por meio de signos, representações e discursos, reconhecidos pelo espectador (aluno de graduação) nos diferentes gêneros cinematográficos. A percepção da ciência como parte estruturante da narrativa, expressa pela tecnologia cinematográfica através da linguagem audiovisual (tradução intersemiótica) é o fundamento do método da pesquisa. Espera-se contribuir para a constituição de acervos de filmes que estimulem a percepção dos princípios do pensamento científico como estímulo a melhoria da aprendizagem das ciências básicas no ensino fundamental (biologia, física, matemática, química e outras).

Projeto de ensino e extensão

Tessitura: praticar a montagem audiovisual. Pensado inicialmente como projeto de extensão, trata-se da criação de um portal de internet com um caderno de exercícios de montagem audiovisual com objetivo de incentivar a criatividade dos usuários da web na junção expressiva das imagens e sons. Numa primeira fase, iniciada em 2014, adotamos a modalidade de ensino semipresencial para disciplinas no Bacharelado e na Licenciatura, utilizando a plataforma Moodle do CEAD/UFF. A ideia é propor uma série de trabalhos que abordam inicialmente aspectos como "intermitência da imagem e do som", "montagem discursiva" a partir da ideia do fragmento audiovisual, "continuidade" ligada à decupagem do roteiro , "espaço fílmico", "tempo fílmico" e "ritmo". Esse portal está em permanente atualização com a incorporação de novas práticas produtivas formuladas com a participação dos estudantes.

Algumas publicações

  • NOVA, João Luiz Leocadio da, BARROSO, Elianne Ivo e BLANCO, Márcio. O ensino da montagem audiovisual na UFF: da moviola ao ambiente virtual de aprendizagem. In: LIRA, Ramayana (org.) Pedagogias da montagem. São Paulo: Revista Rebeca, 2018.
  • NOVA, João Luiz Leocadio da, BARROSO, Elianne Ivo e BLANCO, Márcio. O ensino semipresencial da montagem audiovisual. In: FARBIAZ, Alexandre (org.) Coletânea Rede de Educação para Práticas Inovadoras, Lúdicas e Inclusivas. Niterói: PROGRAD/EDUFF, 2018.
  • CARDOSO, Tânia Cristina Medeiros; OLIVEIRA, Marilete Boy & NOVA, João Luiz Leocadio da. Cinema: experimentar, conhecer, realizar: 4 anos de cinema na escola. Cadernos Inventar. Rio de Janeiro: Kumã, 2017.
  • NOVA, João Luiz Leocadio da. A prática pedagógica da montagem cinematográfica (prelo). In: I Congresso TEIAS, 2017, Rio de Janeiro. Anais do I Congresso TEIAS, 2017.
  • NOVA, João Luiz Leocadio da A Licenciatura em Cinema na Universidade Federal Fluminense. Revista Movimento. Niterói: PPPGEUF, ano II, n. 2, 2015. Entrevista concedida a Edith Frigotto e Ronaldo Rosas.
  • NOVA, J.L.L. da et all. Novos Desafios frente à Lei 13.006/14. In: FRESQUET, Adriana. (Org.). Cinema e Educação: A lei 13006 - reflexões, perspectivas e propostas. 1ed.Belo Horizonte: Universo, 2015, v. 1, p. 26-31.
  • NOVA, João Luiz Leocadio da & GUERREIRO, Alexandre Silva. Curadoria educativa de mostras cinematográficas em escolas públicas. XVIII Estudos de Cinema e Audiovisual Socine – Anais de Textos Completos – Fortaleza, 2014 – p. 547-553
  • NOVA, João Luiz Leocadio da. O ensino de ciência com cinema. In: XVI Estudos de Cinema e Audiovisual Socine. Anais de Textos Completos. São Paulo: Socine, 2013. p. 60-67 ISBN: 978-85-63552-12-9

 

Formulário de Contato

Enviar um email
(opcional)