Trevas__.jpg

Informações

Imagem do Contato

Perfil

Professora e atual chefe do Departamento de Cinema e Video da Universidade Federal Fluminense, é doutora em Comunicação (UFF), onde estudou a produção documentária independente, centrando-se no Programa DocTV; é mestra em Multimeios (Unicamp), onde desenvolveu pesquisa sobre o documentário feito no Nordeste. Seu campo de interesse de pesquisa gira em torno de documentário, autoria feminina, televisão, produção independente, regionalização. Através do Grupo de Pesquisa Documentário e Fronteiras, do qual é líder, desenvolve os projetos de pesquisa Documentário de autoria feminina no Brasil e Cartografia do documentário brasileiro, que resultou no Catálogo Documentário Brasileiro (documentariobrasileiro.org). Como cineasta, recebeu alguns prêmios de fomento e em festivais. Dirigiu o longa Kátia (2012) e os curtas Vestígio (2002) e Riso das Flores (2004), além de uma série de documentários sobre escritores brasileiros (1992-1999), dentre outros.

Lattes

Projetos de pesquisa

Documentário de autoria feminina no Brasil

Estudo sobre questões de gênero e a relação entre cinema e autoria feminina. Com ênfase na produção documentária e pautando-se por esses estudos, são elaboradas questões específicas sobre a obra de realizadoras brasileiras para que fundamente a realização de entrevistas, objetivo central deste projeto. Financiamento: CNPq

Cartografia do documentário brasileiro

Catalogação da produção documentária produzida no Brasil, dos primórdios até hoje, traçando, a partir de determinadas variáveis, amplo painel que subsidie novas pesquisas na área. Para mais, acesse: documentariobrasileiro.org.

Formulário de Contato

Enviar um email
(opcional)