Os_Sobreviventes.jpg

Informações

Imagem do Contato

Perfil

Apresentação

Maurício de Bragança é graduado em História e Cinema, com mestrado em Comunicação, Doutorado e Pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. Suas pesquisas se concentram no interesse pelos estudos latino-americanos a partir do cinema e da literatura.

Presentation

Bachelor of History and Cinema, Master of Communication and PhD in Comparative Literature at Universidade Federal Fluminense. He is currently engaged in research on Latin American Cultural Studies, with a special focus on cinema and literature.

Lattes

Pesquisa

Fronteiras interamericanas: imagens de uma cartografia cultural em construção

Este projeto de pesquisa pretende investigar produções audiovisuais que problematizem o tema da fronteira entre o México e os Estados Unidos. Se num primeiro momento, desde o início do século XX, esta produção volta-se para um conceito territorializado de fronteira, onde a temática está presente tanto na produção mexicana quanto na dos Estados Unidos, com a emergência do movimento chicano neste país a partir da década de 1960, o conceito de fronteira ganha novas acepções. Essa nova dimensão das discussões sobre a fronteira projeta uma produção audiovisual chicana que problematiza, inclusive, novas fronteiras audiovisuais, incorporando novas textualidades imagéticas e novas experiências narrativas hibridizadas pelos circuitos midiáticos. A experiência chicana nos Estados Unidos contribui, desta forma, para tornar ainda mais complexos os debates acerca da produção audiovisual latino-americana, já que a organização política, econômica e cultural dos mexicanos-americanos nos Estados Unidos dialoga de forma problemática com as teorias da cultura latino-americanas, impondo desafios de ordem epistemológica e questionando os limites dos conceitos tradicionais de cultura na América Latina.

Formulário de Contato

Enviar um email
(opcional)