Ocaso.jpg

Informações

Imagem do Contato

Perfil

Professor Adjunto do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), Reinaldo Cardenuto é graduado em jornalismo (PUC-SP) e em Ciências Sociais (FFLCH-USP). Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, defendeu em 2014 a tese “O cinema político de Leon Hirszman (1976-1981): engajamento e resistência durante o regime militar brasileiro”.

 

Com pesquisas voltadas principalmente para as áreas de História do Cinema e Dramaturgia, nos últimos anos publicou artigos como “Dramaturgia de avaliação: o teatro político dos anos 1970” (2012, revista Estudos avançados), “L’écriture de l’histoire dans le cinéma de Leon Hirszman” (2013, Cinémas d’Amérique Latine), “Mais humor, menos política: uma certa tendência no drama contemporâneo brasileiro” (2016, revista Varia história) e “Ser cineasta, ser historiador: Patricio Guzmán entre as memórias e a nostalgia da luz” (2017, catálogo Paixão de memória).

 

Em 2016, dirigiu o seu terceiro documentário, Entre imagens (intervalos). No mesmo ano, foi curador da exposição Antonio Benetazzo, permanências do sensível, que resultou na publicação de um livro homônimo sobre esse artista plástico e militante político assassinado durante o regime militar.

 

Editor da revista Significação, foi professor da Fundação Armando Alvares Penteado, além de docente temporário na ECA-USP.

 

 

Links:

 Lattes

 Tese

Documentário Entre Imagens (intervalos)

 Artigos e outros textos

Formulário de Contato

Enviar um email
(opcional)