“Coleção Carlos Fonseca: Análise de uma documentação inédita sobre a história do cinema brasileiro”

Este projeto foi dedicado à pesquisa, organização e disponibilização do acervo do crítico, produtor e gestor Carlos Amaral da Fonseca (MG, 1930- RJ, 2006). Trata-se de um amplo e variado conjunto de documentos doado pela família, em 2016, ao Departamento de Cinema e Vídeo da UFF e à Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, através da iniciativa do prof. Rafael de Luna Freire. O acervo é composto por documentos textuais, bibliográficos e iconográficos diversos, reunidos ao longo da vida e carreira de Carlos Fonseca. Sua trajetória profissional foi marcante como cineclubista, crítico de cinema, diretor e produtor, além de gestor cultural no Instituto Nacional de Cinema (INC) e Concine. Apesar de seu nome ser pouco conhecido, Fonseca esteve presente e atuante nos principais momentos da história do cinema brasileiro da segunda metade do século XX.  

Guardado há anos, desde sua morte, em sua antiga residência, em Copacabana, o acervo foi transportado para a Cinemateca do MAM, onde foi organizado por alunos e professores do Departamento de Cinema e Vídeo através de atividades vinculadas a disciplinas optativas. Realizada essa primeira etapa de tratamento e separação do acervo, foi proposta um projeto de Iniciação Científica, aprovado no edital PIBIC / CNPq/ UFF 2018/2019, com o objetivo de aprofundar a catalogação e análise do acervo, cujos documentos trazem informações e reflexões fundamentais para a melhor compreensão de diversos aspectos pouco estudados da história do cinema brasileiro dos anos 1950, 1960, 1970 e 1980. O projeto foi realizado pela discente Natália Teles da Silva.  

A pesquisa incluiu ainda a produção do artigo “Carlos Fonseca e o cinema conservador carioca”, de Rafael de Luna Freire e Natália Teles da Silva Fróes, publicado em Eco-Pós (v.23, n.1, 2020) 

O projeto foi reapresentado e selecionado novamente no edital PIBIC / CNPq/ UFF 2019-2020, sendo conduzido pela discente Beatriz Leal, depois substituída por Cintya Ferreira Mendes. Infelizmente, o trabalho de catalogação do acervo foi interrompido pela pandemia da COVID-19, sendo então redirecionado para o tratamento das informações que permitiu o trabalho remoto. 

Ao fim do projeto, o LUPA-UFF irá gradativamente disponibilizar no site os instrumentos de pesquisa, conforme sejam concluídos, de modo a permitir a pesquisa no acervo. 

Clique nos instrumentos abaixo:  

Catálogo de fotografias e comunicados de imprensa de filmes brasileiros da Coleção Carlos Fonseca

 


Carteira de gratuidade nas salas de cinema do circuito Metro, no Rio de Janeiro, para o crítico Carlos Fonseca (Coleção Carlos Fonseca, UFF/MAM)