Integrantes

Diogo Martins Rembold

Formado em artes visuais pela faculdade Pestalozzi, coleciona artigos relacionados à 7ª arte desde os 6 anos de idade, tendo experiência em bitolas cinematográficas do 8mm ao 35mm. Com um acervo de vários filmes e projetores, se dedica ao restauro de peças históricas, ao seu estado original, e à pesquisa da cinematografia, tanto no âmbito técnico, quanto no histórico e artístico.

Fabián Núñez

Professor da disciplina Preservação, Memória e Política de Acervos Audiovisuais do Departamento de Cinema e Vídeo, além de também lecionar no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da UFF. Trabalhou na Cinemateca do MAM, como voluntário de 1996 a 1999, e como estagiário durante o Censo Cinematográfico Brasileiro (2001). É membro da ABPA (Associação Brasileira de Preservação Audiovisual).

João Luiz Vieira

Professor titular do Departamento de Cinema e Vídeo e atual Coordenador do Programa de PósGraduação em Cinema e Audiovisual da UFF. Autor de inúmeros textos, críticas, ensaios e livros publicados no Brasil e no exterior como D.W.Griffith and the Biograph Company (1984), Cinema Novo & Beyond (NY: MoMA, 1998) e Câmera-faca: o cinema de Sérgio Bianchi (Portugal, 2004). Foi curador da Cinemateca do Museu de Arte Moderna e membro do Conselho da Cinemateca Brasileira. É membro da ABPA (Associação Brasileira de Preservação Audiovisual).

Lila Foster

Pesquisadora e preservacionista audiovisual com dedicação especial ao levantamento da produção amadora e do cinema doméstico no Brasil. Trabalhou como catalogadora na Cinemateca Brasileira (2007 e 2009) e participou do programa de estágios em preservação e curadoria audiovisual da Haghefilm Foundation (Amsterdam) sob a orientação de Paolo Cherchi Usai (2010). Organizou diversas edições do Home Movie Day (Dia do Filme Caseiro) durante o Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba. Autora da tese “Cinema amador brasileiro: história, discursos e práticas (1926-1959)” (USP, 2016). Também trabalha com realização e processamento artesanal de filmes de pequeno formato.

Maria Fernanda Coelho

Graduada em Comunicação Social, especialização em Cinema, Rádio e Televisão pela FAAP (1979); pós-graduada em Museologia (Latu sensu) pela FESPSP/ Instituto de Museologia (1988); Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (2009). Profissionalmente atua principalmente na área da conservação audiovisual. Trabalhou na Cinemateca Brasileira por 35 anos (1979-2015) e ofereceu orientação técnicas e consultorias para diversas instituições em todo Brasil. Desde 2008 é professora convidada da pós-graduação da FESPSP, núcleo de Gestão de Arquivos. Foi presidente do Conselho Regional de Museologia da 4ª Região – Corem4R, em 2016. É membro da ABPA (Associação Brasileira de Preservação Audiovisual).

Patricia Machado

Doutora em Comunicação Social pela ECO-UFRJ, realizou Doutorado-Sanduíche na Universidade Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 (2014/2015), com bolsa CNPQ. É professora do curso de Comunicação Social – Cinema da PUC/Rio. Participa, desde 2009, de grupos de pesquisa financiados pelo CNPQ que tratam das questões do arquivo, da montagem, da tomada, da retomada, da história e da memória, em especial da ditadura militar. Organizou seminários, publicou artigos, capítulos de livros e dedica-se à pesquisa desses temas, com participações em congressos, colóquios, seminários nacionais e internacionais. Co-organizadora do livro Arquivos em Movimento (ed.FGV, 2017). Membro do Comitê Científico do Colóquio Internacional de Cinema e História (USP).

Rafael de Luna Freire (coordenador)

Professor de História do Cinema Brasileiro no Departamento de Cinema e Vídeo e no Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual da UFF. Trabalhou como Coordenador do Setor de Documentação na Cinemateca do MAM e realizou estágio profissional na Filmoteca Española.

Coordenou o projeto “Resgate da obra cinematográfica de Gerson Tavares”, responsável pela restauração do longa-metragem Antes, o verão (Gerson Tavares, 1968). É membro da ABPA (Associação Brasileira de Preservação Audiovisual) e da AMIA (Association of Moving Image Archivists).

Reinaldo Cardenuto

Professor Adjunto do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), graduado em jornalismo (PUC-SP) e em Ciências Sociais (FFLCH-USP). Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, defendeu em 2014 a tese “O cinema político de Leon Hirszman (1976-1981): engajamento e resistência durante o regime militar brasileiro”.

Thais Blank

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015) e em Histoire Culturelle et Sociale de L’Art pela Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne (2015). Professora Adjunta 1 da Escola de Ciências Sociais da FGV e do Programa da Pós-graduação em História, Política e Bens Culturais CPDOC/FGV. Atua como subcoordenadora da Graduação em Ciências Sociais da FGV sendo responsável também pela coordenação das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Audiovisual e Documentário do CPDOC/FGV. Desde 2012, coordena o grupo de trabalho Outros Filmes, no âmbito do congresso internacional da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento de Portugal. Realiza pesquisas em torno de questões ligadas ao cinema, memória, arquivo e educação. Possui artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e é membro da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA).

Vanessa Maria Rodrigues

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual (UFF). Pesquisa o arquivo de filmes do cineasta amador/familiar Nahim Miana, que produziu imagens em 16 mm e 8 mm durante as décadas de 1940 a 1960. Mestre em Artes, Cultura e Linguagens (UFJF), com dissertação sobre a reutilização de imagens de arquivo para a construção de uma memória sobre as cidades. Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo (CES/JF).

Bolsistas:

Laura Batitucci

Graduanda do bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFF e bolsista do LUPA.

Beatriz Leal

Graduanda do bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFF e bolsista de Iniciação Científica do LUPA.

Vinícius Curvelo

Graduando da licenciatura em Cinema e Audiovisual da UFF e bolsista de Iniciação Científica do LUPA.

Victória Ribeiro

Graduanda do bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFF e bolsista de Estágio Interno do LUPA.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.