Logotipo do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual

O LUPA – Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual – é um laboratório vinculado ao Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), localizado no Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS).

Seu objetivo é apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da preservação audiovisual do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF e colaborar na promoção e preservação do cinema amador do Estado do Rio de Janeiro.

Baixe aqui as logos do LUPA.

Origem
A criação do LUPA – Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual é uma consequência do pioneirismo do curso de graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF) no campo da preservação audiovisual, tendo sido o primeiro curso universitário no país a oferecer disciplinas optativas sobre o tema, a partir do ano de 2000. Posteriormente renomeada “Preservação, Memória e Políticas de Acervos Audiovisuais”, tornou-se uma disciplina obrigatória do bacharelado em Cinema e Audiovisual por exigência do corpo discente com a implantação do currículo novo, sendo regularmente ofertada como tal de 2005 em diante.

Em parceria com diversas instituições – em especial a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, parceria histórica formalizada através de convênio assinado em 2016 –, o curso de cinema da UFF tem formado inúmeros profissionais no campo de preservação audiovisual, o que pode ser constatado pela presença de egressos como funcionários em diversas instituições de guarda, na direção de associações profissionais e à frente de pesquisas e projetos na área.

A criação do LUPA ocorreu em 2014, em meio à formulação das novas instalações do Instituto de Arte e Comunicação Social – IACS, no Campus do Gragoatá, sendo planejada uma infraestrutura que permitisse que as atividades de ensino, extensão e pesquisa no campo da preservação audiovisual pudessem ser oferecidas no espaço da própria universidade. Além de desenvolver as atividades de preservação audiovisual ligadas ao Departamento de Cinema e Vídeo da UFF, o LUPA foi criado com o objetivo de atuar como um arquivo de filmes universitário regional e temático, tendo como objeto o cinema amador do Estado do Rio de Janeiro.

Apesar das instalações do LUPA ainda não terem sido construídas, sua atuação teve início com o recebimento de doações de filmes amadores, nas bitolas 9,5mm e 16mm, realizados nas cidades do Rio de Janeiro e Teresópolis. Digitalizados na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, através do convênio da UFF com a Cinemateca do MAM-RJ, essas imagens foram apresentadas publicamente pela primeira vez na I Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro, em agosto de 2017.

Essa foi a primeira divulgação pública do LUPA, dando início efetivo às suas atividades.

Seguindo nessa direção, o LUPA afirma seu compromisso em contribuir com a preservação do patrimônio audiovisual brasileiro, priorizando o cinema amador fluminense, e ampliando nossas atividades de formação e pesquisa neste campo.

Leia aqui o texto “Um breve histórico do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (LUPA-UFF)”, de Rafael de Luna Freire (2018).

Lupa_Rafael Freire_versão para site

2 comentários em “Quem Somos

1. Parabéns pelo trabalho, pelo compartilhamento e pelo bem estruturado sítio na Internet. Tomara que façam frequentes atualizações!
    Carlos Roberto