PPGCine

O PPGCine - Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual foca seus interesses nas teorias e análises que articulam distintas abordagens em relação ao cinema e audiovisual, com ênfase nos processos culturais, políticos, subjetivos, tecnológicos e experimentais através dos quais esses campos se constituem. Nesse sentido, o universo da imagem e do som se apresenta como uma arena de problematização que permite investigações com aportes estéticos, midiáticos, econômicos, históricos, narrativos, pedagógicos e tecnológicos.

Aprovado pela Capes em 2017, em níveis de mestrado e doutorado, o PPGCINE reflete um contexto de amadurecimento do campo de pesquisas relacionadas ao cinema e audiovisual vinculadas à área da comunicação, cenário remonta à tradição de quase 50 anos, desde a primeira graduação em cinema da região do Rio de Janeiro a partir da inauguração do Cine Arte UFF em 12/09/1968, embrião do Curso de Cinema da UFF e de seu Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS).

Ao tomar o contexto de produção teórica brasileira, pode-se perceber que a tradição euroamericana de estudos de cinema acabou-se por traduzir-se em dois termos chaves que refletem, no fundo, amplos recortes teóricos e metodológicos: os entendimentos do cinema e audiovisual como experiência e como discurso. De modo a refletir esse contexto geral, o PPGCine se estrutura em duas linhas de pesquisa; uma primeira, intitulada Narrativas e Estéticas, que busque entender o cinema e o audiovisual a partir de sua materialidade e estética, e a segunda, Histórias e Políticas, que contemple as interfaces entre o cinema e o audiovisual com história, política e educação.

Assim sendo, o PPGCine promove a pesquisa a partir da discussão da centralidade da cultura audiovisual e com o entendimento de que o cinema e o audiovisual são matrizes para a construção de experiências comunicativas, produção de conhecimento e de sentido. A complexificação da imagem e do som a partir das suas referências tecnológicas, de seus dispositivos, formas de uso e produção, demonstra o papel central do audiovisual na formação da vida societária, nos processos subjetivos e na conformação da cultura. Também, no campo mais ligado às artes, o noção de um “cinema expandido” ultrapassa a dimensão da forma tradicional de produção e consumo audiovisuais (filmes narrativos em exibição coletiva), aponta para novos dispositivos e práticas espectatoriais, com fortes implicações político-subjetivas.

O Programa de Pós-graduação em Cinema – PPGCINE, possui duas linhas gerais de pesquisa:

  1. Esta linha de pesquisa busca abordar temas que estão centrados na materialidade do objeto fílmico, sua dimensão narrativa e suas linguagens. Neste sentido parte do campo da estética, dos aspectos plásticos e pictóricos da imagem fílmica, propondo reflexões sobre interfaces com outras áreas do campo artístico (a questão da atmosfera e do espaço cinematográfico) e cultural, bem como motiva a reflexão crítica sobre as estéticas visuais e sonoras. Congrega reflexões sobre a dimensão narrativa no cinema e no audiovisual bem como os estudos dos gêneros nos mais diversos formatos e plataformas, conjugando uma tradição dos estudos narrativos e de linguagem do cinema, da televisão e das mídias audiovisuais contemporâneas.

    Compõem essa linha de pesquisa os seguintes pesquisadores:

    • Felipe Muanis

      Interesses gerais de pesquisa

      Teoria da Televisão, teoria da imagem televisiva. As novas possibilidades da televisão contemporânea. Cinema e intermedialidade. Histórias em quadrinhos documentais e documentário no cinema.

      Currículo Lattes
    • Fernando Morais da Costa

      Interesses gerais de pesquisa

      Tem como objetos de pesquisa o som no cinema em suas múltiplas relações com as imagens, o cinema brasileiro e latino-americano, vertentes do cinema contemporâneo, a teoria do cinema em suas relações interdisciplinares com demais campos do pensamento.

      Currículo Lattes
    • Mariana Baltar

      Interesses gerais de pesquisa

      Relações corpo e cinema; excesso; afeto; cinema de atrações; gêneros narrativos; melodrama; horror; pornografia; documentário; estudos de gênero e ficção seriada.

      Currículo Lattes
    • Marina Tedesco

      Interesses gerais de pesquisa

      Audiovisual; política; gênero; sexualidade; direção de fotografia.

      Currículo Lattes
    • Maurício de Bragança

      Interesses gerais de pesquisa

      Cinema latino-americano; estudos de gênero; cinema e literatura; cinema e cultura midiática na América Latina; estudos de fronteira; cinema e estudos culturais latino-americanos.

      Currículo Lattes
    • India Mara Martins

      Interesses gerais de pesquisa

      Direção de arte, espaço cinematográfico, atmosfera fílmica, animação, estética e tecnologia

      Currículo Lattes
  2. A linha investiga o cinema e o audiovisual e suas relações com outros campos de saber a partir de questões e perspectivas históricas e políticas. Constituem aqui temas de reflexão o arquivo, a economia, a educação, bem como as feições que o cinema adquire enquanto “forma que pensa” e transita entre as artes e o pensamento. São aqui abordados: os sons e as imagens como arenas de mediação cultural e política; a questão da preservação e da “situação cinema” em suas formas consagradas; os estudos de recepção, a arquitetura das salas e os novos dispositivos de imagem e som, incluindo a multiplicidade de telas e outros suportes. Abordamos as políticas de distribuição e produção a partir do ponto de vista econômico e suas intersecções com as políticas públicas. Investigamos, ainda, práticas audiovisuais e seus desdobramentos nos processos subjetivos e políticos.

    Compõem essa linha de pesquisa os seguintes pesquisadores:

    • Cezar Migliorin

      Interesses gerais de pesquisa

      Cinema e filosofia; Documentário, conhecimento e processos subjetivos; Montagem cinematográfica; Cinema e educação.

      Currículo Lattes
    • Fabián Núñez

      Interesses gerais de pesquisa

      Cinema Latino-Americano; Cinema Brasileiro; História do Cinema; Crítica Cinematográfica; Preservação Audiovisual.

      Currículo Lattes
    • João Luiz Vieira

      Interesses gerais de pesquisa

      Adaptação, corpo e imagem, realismo imersivo, salas de cinema, histórias de cinemas, preservação e arquivo.

      Currículo Lattes
    • Rafael de Luna Freire

      Interesses gerais de pesquisa

      Suas pesquisas são voltadas para a história do cinema brasileiro, com foco no início do cinema sonoro, na história da exibição no Brasil, e na teoria e história dos gêneros cinematográficos. Atua também no campo da preservação audiovisual, com ênfase na história da tecnologia das imagens em movimento.

      Currículo Lattes
    • Antonio Carlos Amâncio

      Interesses gerais de pesquisa

      Cinema brasileiro, representação cinematográfica, estereótipos cinematográficos, análise cinematográfica e cinema latinoamericano.

      Currículo Lattes

Seleção 2017