Ocaso_.jpg

Para cadastrar projetos, cópias finais e reservar equipamentos, clique em Sistema no menu.
Pôster do filme O Encouraçado Potemkin

O Cine Arte UFF dedica a sua programação de quinta-feira, dia 29 de outubro de 2015, ao Dia Mundial da Preservação Audiovisual, com entrada gratuita.

Seguindo diretrizes sugeridas pela ABPA - Associação Brasileira de Preservação Audiovisual, o Cine Arte UFF em conjunto com o Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense, o Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro e o Arquivo Nacional programaram uma verdadeira Jornada de Preservação a ser comemorada na quinta-feira, 29 de outubro, no Cine Arte UFF, com uma programação especialmente voltada para chamar a atenção e ao mesmo tempo celebrar a necessidade de preservação de nossa memória audiovisual. Essa data, comemorada em 27 de outubro e estabelecida pela UNESCO, é uma ótima oportunidade para a reflexão e busca de condições que viabilizem, na medida do possível, condições mais adequadas para que os acervos audiovisuais, tanto públicos quanto privados, possam ser preservados para gerações futuras. A iniciativa da UNESCO faz parte do programa Memória do Mundo, lançado em 1992 com o objetivo de proteger e promover a conscientização da necessidade — e muitas vezes urgência — da preservação e do acesso ao patrimônio documental através de estratégias tecnológicas e de inovação, métodos e gestão desse patrimônio.

O Cine Arte UFF dedica a sua programação de quinta-feira, dia 29 de outubro de 2015, ao Dia Mundial da Preservação Audiovisual, com entrada gratuita, com as seguintes sessões:

• 16h - MENINO DE ENGENHO
    • Exibição em 35mm da cópia recém restaurada por Francisco Sérgio Moreira através do Programa de Restauro do CPCB. Brasil, 1965, 110’, 10 anos, direção de Walter Lima Júnior
  • 18h - PAINEL
    • Prof. João Luiz Vieira – Menino de engenho: o Cinema Novo e sua época
      Francisco Moreira – O processo de restauração do filme: o antes e o depois
      Myrna Brandão – O Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro/CPCB e seu programa de preservação
  • 19h30min - O ENCOURAÇADO POTEMKIN
    • Comemoração dos 90 anos do filme. Intertítulos em Russo com tradução em Inglês.
      Bronenosets Potyomkin, URSS, 1925, 71’, 10 anos, direção de Serguei Eisenstein
  • 21h - MESA REDONDA
    • José Paulo Netto, professor emérito da Escola de Serviço Social da UFRJ – Eisenstein e Potenkim: a reflexão da arte do ponto de vista marxista
      José Carlos Avellar, crítico de cinema – Revendo Potemkin com Eisenstein