Cezar Migliorin
Informações
Perfil
Apresentação
Cezar Migliorin trabalha com palavras e imagens. É professor de Cinema, vice-chefe do Departamento de Cinema e Vìdeo e membro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Federal Fluminense. Coordenador do projeto nacional de cinema, educação e direitos humanos: Inventar com a Diferença. Doutor pela UFRJ e Sorbonne Nouvelle, na França, com pós-doutorado pela University of Roehampton, na Inglaterra. Desenvolve pesquisas sobre questões estéticas e políticas ligadas ao cinema brasileiro e sobre as relações do cinema com a educação. Organizador do livro Ensaios no Real: o documentário brasileiro hoje (2010), autor do livro de ficção A menina (2014) - ambos editados pela Editora Azougue - e do livro Cartas sem resposta (2015), pela Editora Autêntica.
Lattes
Projeto de Pesquisa
Cinema na educação: desafios político-metodológicos do cinema na escola Esta pesquisa visa discutir os efeitos e possibilidades do cinema na educação de nível fundamental e médio através da análise de projetos que levam o cinema para escolas no Brasil, com destaque para o projeto Inventar com a Diferença, coordenado pela Universidade Federal Fluminense em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Trata-se de uma pesquisa que trabalha com materiais primários e visitas às escolas, buscando entender na prática as formas do cinema participar da formação e dos processos subjetivos dos estudantes. Em paralelo à pesquisa de campo e da análise de casos, faremos uma larga revisão bibliográfica nos perguntando sobre a participação do cinema em processos educacionais em que a emancipação e a igualdade sejam prioritários..
Projeto de Extensão
Cinema e Educação
O projeto está vinculado ao Kumã – Laboratório de pesquisa e experimentação teórica e prática da imagem. Ligado à graduação e à pós graduação, o laboratório é formado por pesquisadores e pós-graduandos do PPGCOM UFF, por professores do departamento de cinema e por alunos de graduação. Neste projeto, trata-se do acompanhamento e formação de jovens universitário para atuação na Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu. A escola existe há 5 anos e nesse momento buscou na UFF uma parceria sólida para consolidar a formação dos jovens que trabalham com o ensino e a experimentação estética com crianças do ensino fundamental e médio. A ação conta hoje com três bolsista da UFF e está entrando em seu terceiro semestre.
Palavras chave: Cinema, educação, subjetividade
Algumas Publicações
Livros
- MIGLIORIN, C; Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Azougue, 2015. v. 1. 224p .
- MIGLIORIN, C; Cartas sem resposta: a internet, a educação, o cinema e o Luciano Huck. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. v. 1. 88p .
- MIGLIORIN, C; PIPANO, Isaac ; GARCIA, L. ; GUERREIRO, A. ; NANCHERRY, C. ; BENEVIDES, F. . Inventar com a Diferença: cinema e direitos humanos. 1. ed. Niterói: Editora da UFF, 2014. v. 1. 112p
Artigos
- MIGLIORIN, C. Escritas da cidade em Avenida Brasília Formosa e O céu sobre os ombros. Revista Eco-pós, v. 14, p. 162-176, 2011.
- MIGLIORIN, C; It's cinema. La Furia Umana, v. 8, p. x-x, 2015.
- MIGLIORIN, C; O ensino de cinema e a experiência do filme-carta. E-Compós (Brasília), v. 17, p. 1-16, 2014.MIGLIORIN, C; PIPANO, Isaac . Cine, igualdad y escuela: la experiencia de Inventar con la diferencia. Toma Uno, v. 1, p. 199-207, 2014.
- BRASIL, A. ; MIGLIORIN, C. A gestão da autoria: anotações sobre ética, política e estética das imagens amadoras. Ciberlegenda (UFF. Online), v. 22, p. 126-141, 2010.
- MIGLIORIN, C. Cinema e escola, sob o risco da democracia. Revista Contemporânea de Educação, v. 5, 2010.
- MIGLIORIN, C. O Assassinato da ficção. O Globo, Rio de Janeiro, 30 jul. 2011
- MIGLIORIN, C. Audiovisual e trabalho imaterial: é preciso financiar vidas e não apenas filmes. Global: Revista Nômade, Rio de Janeiro, p. 44 – 45, 01 jun. 2010.
- BRASIL, A. ; MIGLIORIN, C. Be Stupid: A diesel e o bipoder. Ciberlegenda Transmídia, Rio de Janeiro, 17 jun. 2010.
- MIGLIORIN, C. Igualdade Dissensual: Democracia e Biopolítica no Documentário Contemporâneo. Revista Cinética – Cultura e Pensamento, v. 00, p. 00, 2008.
- MIGLIORIN, C. Filme-Dispositivo: Rua de Mão Dupla, de Cao Guimarães. Estudos Socine de Cinema Ano VI. São Paulo: Nojosa Edições,, 2005, v. , p. 143-150.
Blog Pessoal